Noticias

Dez dicas para não ter um Natal estressante e curtir a temporada de festas

Todo final de ano parece seguir o mesmo roteiro: o trânsito piora, as lojas ficam cheias, o número de tarefas no trabalho parece aumentar e há ainda uma espécie de obrigação de “ficar feliz” por conta das festividades. O resultado dessa equação?  “O estresse do brasileiro aumenta a partir da terceira semana de novembro”, afirma a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR (Internacional Stress Management Association do Brasil), associação voltada para o estudo do estresse. Uma pesquisa feita instituição comprova: o nível de estresse no fim de ano aumenta em 75%.


É possível tomar algumas atitudes simples para encarar essa temporada de festas de forma bem mais tranquila. O UOL Ciência e Saúde ouviu psicólogos e especialistas em planejamento do tempo para listar dez sugestões que podem ajudar a fugir das dores de cabeça típicas do mês de dezembro.

Dedique algum tempo para refletir sobre o que é realmente importante para você e estabeleça objetivos globais para o período, recomenda o administrador Rodnei Domingues, professor de cursos sobre gerenciamento de tempo. “Algumas pessoas desejam aproveitar essa época para descansar, mas assumem tantos compromissos que se cansam mais do que em outros períodos do ano. Há, também, quem deseje fazer muitas coisas e não consiga realizar nada por não ter planejado com antecedência”, diz Domingues. Identificar claramente uma meta é um passo importante para evitar uma agenda tumultuada.