Noticias

BNDES lança programa para fornecedores de óleo e gás

(21/08/2011) - O BNDES criou o BNDES P&G - Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores de Bens e Serviços relacionados ao setor de Petróleo e Gás Natural. Com o programa, o banco pretende abrir novos caminhos para o apoio à cadeia de empresas fornecedoras de bens e serviços de petróleo e gás.

O alto volume de investimentos esperado nos próximos anos evidencia um panorama altamente favorável ao fortalecimento da cadeia de fornecedores do setor de petróleo e gás, com aumento de competitividade das empresas brasileiras no mercado doméstico e internacional.

Com orçamento de R$ 4 bilhões e vigência até 31 de dezembro de 2015, o BNDES P&G tem como objetivo buscar soluções para alguns dos entraves à competitividade e ao desenvolvimento do setor, tais como a dificuldade de acesso ao crédito, o elevado custo de capital e o acesso à tecnologia de ponta.

Os focos do programa são projetos de implantação, ampliação e modernização da capacidade produtiva; consolidação, fusão e aquisição e internacionalização da cadeia de fornecedores; financiamento do capital de giro necessário à produção de equipamentos e prestação de serviços; e suporte a atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Além de oferecer condições financeiras diferenciadas, com taxas de juros variando de 4,5% ao ano, para inovação, até 11,04%, para o financiamento a capital de giro, nas operações diretas, o programa flexibiliza as condições de acesso ao crédito para as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). As empresas de menor porte representam aproximadamente 85% das empresas da cadeia de fornecedores de P&G no País.

O programa também prevê maiores níveis de participação do banco estatal nos projetos de financiamento e possibilita o apoio à aquisição de tecnologia, à qualificação e capacitação de mão-de-obra e à prestação de serviços, em especial os serviços de engenharia e de certificação relacionados ao setor.

Os beneficiários do Programa BNDES P&G são as empresas de todos os portes com sede e administração no Brasil, que integrem ou venham a integrar a cadeia de fornecedores de bens e serviços relacionados ao setor de petróleo e gás natural.

Para mais informações, acesse a página do Programa BNDES P&G.