Noticias

Indústria precisa de mais técnicos que engenheiros

O gerente executivo de Educação e Tecnologia do Senai, Rolando Vargas Vallejo, afirmou durante o 27º Congresso da Abraman, realizado na semana passada no Rio de Janeiro, que não há uma necessidade tão grande de engenheiros no mercado como tem sido alardeado nos últimos anos. “Técnicos e tecnólogos são os profissionais mais necessários na indústria brasileira atualmente”, disse Vargas em Mesa Redonda sobre os desafios na formação de mão de obra na área de manutenção.

Vallejo observou que as empresas têm atribuído a engenheiros funções que devem ser exercidas, na verdade, por profissionais com formação técnica. “É necessário mostrar para as empresas que elas precisam de técnicos e tecnólogos”, afirmou.

De acordo com o gerente, o Senai está investindo para ampliar a formação de técnicos. Estão nos planos da entidade a construção de 53 novos centros de ensino, incluindo unidades móveis, caminhões e um barco, que oferecerão infraestrutura para aulas e avaliações. Também serão criados 23 institutos de inovação e 38 de tecnologia.